O Enem e a época de vestibular estão chegando, e você, estudante, provavelmente já está ficando desesperado. Mas fique calmo, esse processo é natural e mesmo pra quem não passa de primeira, cedo ou tarde acaba. Na verdade, desculpe até ser tão sincero, mas entrar pra uma faculdade é só o começo da vida real e de todos os seus problemas.Mas, nesse sonho de juventude, por enquanto preocupe-se somente com acertar o máximo de questões, o que deve ser um problema bem grande dado o colossal conteúdo de uma prova de vestibular.
Por isso, mais do que ralar igual a um condenado e ficar noites sem dormir, pregado numa cadeira, resolver várias provas de vestibular (baixando-as dos sites oficiais, de anos passados) e adaptar-se à questões como o tempo e a técnica de chutar nas questões não conhecidas são essenciais e podem separar um aprovado de um reprovado. Por isso, preste atenção nessas dicas, que provavelmente te ajudarão a ingressar no mundo acadêmico superior:
1- Não chute na mesma letra
O MEC exige que haja igualdade na distribuição de alternativas corretas das questões, com 20% para cada letra, e por isso a tática (lógica) de chutar só em uma letra não vai te ajudar muito.
2- Atenção com a repetição
Atente para itens que se repetem, eles provavelmente mostram a questão certa. Por exemplo:
A) Cachorro e Cavalo
B) Vaca e Gato
C) Gato e Cachorro
D) Gato e Macaco
E) Cachorro e Macaco
B) Vaca e Gato
C) Gato e Cachorro
D) Gato e Macaco
E) Cachorro e Macaco
Note que as palavas Gato e Cachorro aparecem mais vezes em todas as alternativas, então provavelmente a resposta correta é a C, pois reúne as palavras mais citadas.
3- Funciona também em exatas
A) 10,8
B) 15,2
C) 15,5
D) 18,2
E) 20,5
Nesse caso a alternativa B é semelhante ou próxima da C, então provavelmente uma das duas é a correta.
B) 15,2
C) 15,5
D) 18,2
E) 20,5
Nesse caso a alternativa B é semelhante ou próxima da C, então provavelmente uma das duas é a correta.
4- Evite as palavras generalizadas
Em geral, palavras como “nunca”, “jamais”, “sempre”, “completamente”, “ninguém”, “incondicional”, “todos”, “definitivamente” e “total” marcam questões erradas. Quanto mais específica e aparentemente detalhada for uma resposta, maior é a probabilidade dela estar certa – e aí entra em cena o item 1), afinal, cada mínimo detalhe verdadeiro ou falso pode te ajudar a saber a diferença entre uma alternativa verdadeira ou falsa.
Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons